SEM VAGAS NA UTI - O QUE O MÉDICO DEVE FAZER?
- Márcio Mellem
- 31 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Começou uma corrida contra o tempo com a superlotação hospitalar e a escolha de critérios para UTI e uso de respiradores.
Quando não há vagas na UTI, o que o médico deve fazer?
Com a pandemia do coronavírus, escolher a quem dar acesso a um leito de UTI passou a ser um drama vivido pelos médicos.
As Resoluções 2271/2020 e 2156/2016 do CFM devem ser analisadas juntamente, as quais visam nortear as equipes médicas sobre a decisão entre os pacientes com prioridade ou não para ocupação de leitos de UTI, já que não existem protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais.
Entretanto, tal decisão pode acarretar consequências sob o ponto de vista legal e psicológico, já que não há garantias de imunidade cível e criminal aos profissionais de saúde.
Mas o que o médico deve fazer em caso de falta de leitos de UTI?
Diante deste quadro, cabe aos profissionais envolvidos: 1 - A observância do constante na Resolução 2271/2020 do CFM e seus Anexos I e II, especialmente quanto aos níveis de cuidados, ou seja, nível de atenção III (muito alto), nível de atenção II (alto) e nível de atenção I (médio-baixo); 2 – A observância da Resolução 2156/2016 do CFM com relação às prioridades, especialmente o disposto no artigo 6º. 3 – Relatar a falta de leitos hospitalares ao CFM por meio de plataforma digital disponibilizada pelo Conselho, bem como ao diretor técnico do hospital, nos termos da Resolução 2077/2014 do CFM; 4 - Recomenda-se aos médicos responsáveis que, mesmo levando-se em consideração os critérios adotados pelas Resoluções 2271/2020 e 2156/2014 do CFM, não decidam de forma solitária.
Procurem auxílio das Comissões de Bioética dos hospitais, e, caso não existam, do próprio Conselho Regional de Medicina.
Se depois de ler esse post você ainda ficou com alguma pontinha de dúvida, não perca tempo e comente ela aqui embaixo nos comentários.
E então, gostou do nosso conteúdo? Tem sugestão de outro tema para dar para a gente? Me conta tudo aqui nos comentários.
コメント